O vírus deve estar dando risada

Por Nelson Marconi, economista e professor da FGV.

Nossa economia vem titubeando para se recuperar da recessão há pelo menos três anos. Crescemos, em termos per capita, apenas 1,3% neste período. E continuaremos nessa toada, gerando empregos cada vez mais precários, se não houver o reconhecimento de que precisamos de uma estratégia nacional de desenvolvimento. O que o governo tem feito, até agora, é o contrário, acabar com essa possibilidade. E por que precisamos de uma estratégia com essas características? São vários fatores, mas vou elencar aqui apenas três deles.

1. A perda de nosso tecido produtivo e da qualidade dos empregos

A tabela abaixo mostra a evolução da participação percentual de cada setor no total de ocupações (conceito mais amplo que emprego) no Brasil entre 2010 e 2017, e o valor da remuneração média anual em cada um destes setores em 2017 (último ano da publicação dos dados pelo IBGE). Nota-se claramente que praticamente metade das ocupações encontra-se nos setores de serviços de baixa intensidade tecnológica (seguindo a classificação da OCDE) e que recebem, por consequência, baixas remunerações. Além disso, a participação das ocupações nestes setores tem crescido em substituição aos postos de trabalho de mais alta remuneração. Em contrapartida, os setores mais dinâmicos da economia (indústria de transformação de média-alta e alta tecnologia e serviços modernos) exibem pequena participação na ocupação, e ainda por cima decrescente nos últimos anos.

A depender apenas do mercado, os recursos continuarão se direcionando aos setores com maiores vantagens comparativas, que não são, no caso brasileiro, os mais dinâmicos citados acima. O que se vê no mundo inteiro é a retomada de políticas industriais que estimulem os ganhos e a rentabilidade dos setores que são mais importantes para cada economia, seja em relação à geração de tecnologia ou em relação à geração de empregos de qualidade, de modo a expandir a chamada classe média.

2. A mudança na nossa pauta de exportações

                Um outro fator que explica nossa mudança na estrutura produtiva é a composição de nossa pauta de exportações. A história mostra que os países que mais se desenvolveram ampliaram a participação de bens manufaturados (industrializados) em suas vendas externas. O gráfico abaixo mostra que fomos bem sucedidos nessa tarefa até 1980, justamente o período que mais crescemos. Hoje voltamos a ter mais de 50% da pauta de exportações concentrada em produtos primários, fato que não acontecia desde 1978. Estamos nos reprimarizando, isso é, voltamos a exportar proporcionalmente mais produtos primários. O problema, neste caso, é que os setores que produzem e exportam esses bens não conseguem gerar empregos com bons salários, ou um número razoável de ocupações (indústria extrativa) que absorva a população que precisa ingressar no mercado de trabalho.

3. A ausência de políticas para lidar com esses e outros problemas

O que o governo vem fazendo? Abrindo mão, de forma simplória e baseada em um discurso sem fundamento empírico, de qualquer intervenção do Estado na economia. Em outras palavras, está abrindo mão de uma estratégia de desenvolvimento que associe ações públicas e privadas, que se faz necessária, especialmente, para um país em nosso estágio de estrutura produtiva e renda per capita. Neste momento, precisamos de uma estratégia que estimule o setor privado a direcionar seus investimentos às áreas que gerarão os melhores empregos e possibilite a qualificação dos trabalhadores para atuar nestas áreas, isso é, que possibilite ao setor privado ver, nesses setores relevantes, oportunidades interessantes de expansão de lucros e dessa forma decidam ali investir. Em suma, que o setor privado se interesse por invesimentos em áreas que possibilitem a expansão da classe média, da mesma forma como a indústria o fez no passado.

O governo pratica um mantra segundo o qual bastam as reformas para resolver nossos problemas. Para exemplificar, acabei de ver o Secretário de Política Econômica dizendo que dependemos da aprovação das reformas para solucionarmos a pandemia do coronavirus, enquanto os demais países estão ampliando os gastos com a saúde pública neste momento. O vírus deve estar dando risada.

Definitivamente, não é dessa forma que retomaremos o crescimento. Vamos ver por quanto tempo o governo vai aguentar prosseguir nessa ladainha. Nossos problemas estruturais demandam medidas bem mais amplas e práticas do que o discurso das reformas como a salvação da lavoura. Por isso, vamos, no presente espaço, buscar discutir alternativas para sairmos do imbróglio em que nos encontramos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s